Nesta terça-feira, 22 de março, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, participou, ao lado do secretário-executivo, Francisco Matturro, da cerimônia de abertura do 19º Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, em Ribeirão Preto. O evento, realizado pela APA - Associação Paulista de Avicultura, tem apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e reúne, até dia 24, as maiores referências do setor avícola de postura do Brasil para discutir tendências, inovação e mercado de ovos, sob as mais diversas perspectivas.
O retorno ao congresso presencial foi comemorado pelo presidente da APA, Érico Pozzer, que recordou da decisão necessária do cancelamento do 18º encontro, em 2020, em razão da pandemia, como um momento difícil, mas cheio de aprendizado, inclusive no que se refere à importância da produção do alimento para o mundo e das questões relacionadas à biosseguridade. Temas que sempre estiveram em pauta nos congressos, mas que, depois de tantos enfrentamentos, se tornam ainda mais desafiadores.
Itamar Borges parabenizou os organizadores do evento pela força com que trabalham o setor e levam o Brasil a patamares de reconhecimento mundial. “Quero agradecer a todos os presentes, ao prefeito Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, pela força e dedicação com que essa região abraça o agro, pela importância enorme que esse congresso representa em termos de economia, crescimento e segurança alimentar mundial. Que tenhamos muitos outros congressos, mais inovações e sucesso na direção de produzir mais alimento, com cada vez mais qualidade”, disse o secretário.
Este ano a organização do 19º Congresso de Ovos recebeu 64 trabalhos científicos, que foram analisados e se somam aos inscritos e selecionados para apresentação do evento do ano de 2020, que não ocorreu presencialmente. Por esse motivo, neste congresso as apresentações e premiações dos trabalhos ocorrem em dobro, contemplando os quatro melhores trabalhos de 2020 e os quatro premiados de 2022 nos temas: manejo, nutrição, sanidade e outras áreas.
O professor Edir Nepomuceno da Silva, livre-docente da Unicamp, especialista em engenharia de alimentos e presidente da World´s Poultry Science Association (WPSA), palestrante e colaborador assíduo dos congressos de ovos, foi homenageado durante a abertura do evento, pelas inúmeras contribuições já feitas na área
O evento também contou com a participação de Paulo Pellicci, presidente da comissão do 19º Congresso de Produção e Comercialização de Ovos; Ricardo Santin. Presidente na ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal e presidente do Conselho Administrativo do IOB - Instituto Ovos Brasil; Luís Fernando Bianco, coordenador de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e Monica Fagundes de Carvalho Klein Gunnewiek, representando a diretoria do Centro Inspeção de Produtos de Origem Animal, entre outros representantes do segmento de aves de postura do Brasil.
Nos próximos dias, o congresso abordará temas como ambiência, biosseguridade, produtividade, lucratividade, tecnologias inovadoras e Pegada de Carbono. Mercado externo, interno e perspectivas de aumento de consumo de ovos também serão assuntos aprofundados entre os congressistas.