Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP participa do 4o Dia Nacional da Abelha no Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Postado Em: 04/10/2022 - 17:26 | Autor: Assessoria de Comunicação

Programação contou com palestras que abordaram a importância da espécie para a manutenção da biodiversidade do planeta, informações de boas práticas de apicultura e meliponicultura, além de estandes de vendas de produtos do setor

 

Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participou nesta terça-feira (04/10) do 4o Dia Nacional da Abelha. A comemoração ocorreu no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Comemorado no dia 03 de outubro, o Dia Nacional da Abelha tem a função de celebrar e informar a respeito da preservação dos agentes de polinização mais eficiente do planeta: as abelhas. Mais de vinte mil espécies de abelhas já foram descritas no mundo todo e um número indefinido ainda é desconhecido. Só no Brasil já foram identificadas mais de mil espécies.

Matturro citou, em sua fala no auditório do IAC, a maior capacidade de desenvolvimento e a desburocratização para os produtores artesanais que a Lei dos Artesanais, sancionada no início de 2022, com apoio da Secretaria, trouxe para os apicultores e melinicultores do Estado. "Demos mais segurança e opções de produtos de qualidade aos consumidores paulistas e maior tranquilidade para o setor produtivo. A lei afeta positivamente diversas cadeias produtivas de São Paulo".

O Secretário ainda acrescentou que a Agricultura do Estado "encontra um equilíbrio entre a preservação dos agentes polinizadores e o desenvolvimento da produção agrícola". A Secretaria investe em ações focadas em sustentabilidade que desenvolvem São Paulo com responsabilidade.

O mel produzido em apiários pode ser destinado a alimentos, cosméticos, medicamentos, biocombustíveis e outros.

Estiveram presentes também o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o diretor substituto do IAC, Heitor Cantarella, a diretora técnica de departamento, representando Luis Bianco, Maria Carolina Guido, o coordenador das Câmaras Setorais e Temáticas, José Carlos Faria Junior, além de técnicos da CATI e produtores do setor.