Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado participa da abertura da Feira de Touros do Pró-Genética do Estado, em São José do Rio Preto

Postado Em: 24/06/2022 - 17:00 | Autor: Assessoria de Comunicação

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participa da abertura da Feira de Touros do Pró-Genética do Estado de São Paulo, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto, nesta sexta-feira (24/06). Ao lado do prefeito Edinho Araújo, e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges, o secretário visitou as instalações e a exposição dos bovinos de genética avançada.

Visitaram o evento autoridades estaduais e regionais, como o prefeito de Matão, Aparecido Ferrari, e o secretário de Administração e Finanças de Matão, William Gaetano. Também estiveram presentes Antônio Pedro Pezzuto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, Ricardo Pereira, diretor regional da CATI São José do Rio Preto, e Claudio Correia, coordenador de pecuária da Feira.

Matturro lembrou que o Pró -Genética nasceu justamente em São José do Rio Preto e que se tornou uma realidade após uma longa jornada. Ressaltou a importância do programa e falou sobre o trabalho da Secretaria na área de Regularização Ambiental, com o CAR/PRA, com processamento de 100% e análise de 68% dos cadastros das propriedades de 645 municípios. Também destacou o investimento recorde em pesquisas, com R$ 102 milhões.

O Pró-Genética garante melhoria da qualidade genética dos rebanhos bovinos. Esta é a primeira feira oficial do Estado, após a assinatura do convênio para implantação do programa em São Paulo, entre a ABCZ e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Durante a feira, que se estende até sábado (25/06), produtores rurais poderão adquirir animais com genética comprovadamente superior para aumentar a produção de carne e leite do rebanho. A Feira de Touros do Pró-Genética marca oficialmente a implantação do programa no Estado. Todos os animais possuem avaliação genética, Registro Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo e testes negativos para Brucelose e Tuberculose.