Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado visita 10ª Festa da Macadâmia de Dois Córregos

Postado Em: 08/06/2022 - 13:13 | Autor: Assessoria de Comunicação

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou da 10ª Festa da Macadâmia de Dois Córregos. Ao lado do prefeito Ruy Favaro e de José Eduardo Camargo, presidente da Associação Brasileira de Nozes e Castanhas, Matturro esteve nesse sábado (04/06) na feira, no Centro de Eventos Orídio Maziero.

O secretário percorreu o local com barracas de diversas entidades beneficentes da região, com produtos à base de macadâmia. Matturro concedeu entrevista à rádio local, onde destacou programas como o Segurança no Campo e o Melhor Caminho e falou dos Arranjos Produtivos Locais (APL), nos quais a macadâmia está incluída.

A da Festa da Macadâmia prosseguiu no domingo (05) e terá sequência no próximo final de semana (de 10 a 12 de junho), com estandes, cursos e atrações. A edição deste ano marca a reinauguração do Centro de Eventos Orídio Maziero, reformado após ter a sua estrutura destruída por um forte vendaval, em setembro de 2015.

Produção

 O Município de Dois Córregos é um dos maiores produtores nacionais de macadâmia. São Paulo é o estado responsável pela maior produção nacional. O consumo da noz traz diversos benefícios para a saúde, como auxiliar a reduzir o risco de doença cardiovascular e a reduzir as taxas do colesterol ruim. Além disso, são ricas em nutrientes, tais como fósforo, cálcio e manganês.

Outra área de atuação é a produção de óleo usado como base de cosméticos, sendo amplamente conhecida pelo seu poder hidratante, por ser rica em ácido palmitoléico. Isso permite que o óleo hidratante atinja até a sétima camada da pele. Está em andamento um estudo em conjunto com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para o uso do óleo de Macadâmia para o consumo humano, em forma de cápsulas, identificando todos os benefícios a saúde da ingestão diária do produto.