Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado visita a tradicional Expocitros, em Cordeirópolis

Postado Em: 08/06/2022 - 08:00 | Autor: Assessoria de Comunicação

Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participa da 47ª Expocitros, em Cordeirópolis. Ao lado do prefeito José Adnan Ortolan, ele visitou os estandes da tradicional feira citrícola, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

Em discurso realizado no Centro de Convenções, Matturro parabenizou o trabalho da cadeia produtiva do setor. O secretário citou a expansão da agricultura no Estado, que cresceu 26,6% em 2021, com o Agro mais diversificado do Brasil.

Chiquinho ainda destacou o trabalho da Secretaria no setor de citros por meio de pesquisas e citou que o Centro  de Citricultura, vinculado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), conta com o  maior banco de germoplasma de citros do planeta.


 

Quase a totalidade dos cultivares copa e porta-enxertos que compõem a moderna citricultura paulista e brasileira é representada por cultivares IAC, isto é, originados ou introduzidos e trabalhados pelo Centro de Citricultura.

Durante a visita aos estandes, Matturro assinou acordos que visam implementar o Programa Rotas Rurais em Cordeirópolis, e a entrega de equipamentos dentro do Patrulha Agrícola para Ipeúna.

 

Sobre a Expocitros

A evento reúne há mais de 40 anos especialistas e profissionais da área, como produtores, administradores de propriedades, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, professores e estudantes vindos de todo o Brasil e exterior.

A Expocitros se estende até quinta-feira (09/06). Serão quatro dias de programação de assuntos relacionados à fitossanidade, inovação tecnológica, nutrição, economia e políticas públicas do setor.