Secretário de Agricultura e Abastecimento se reúne com equipe do Banco Mundial

Postado Em: 22/03/2022 - 12:49 | Autor: Assessoria de Comunicação

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, e diretores da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) participaram na tarde desta terça-feira (22/3) de uma reunião virtual com membros do Banco Mundial. No encontro, a SAA apresentou à instituição financeira internacional o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias III –, pleiteando financiamento para uma nova fase do programa que promove o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo.

Itamar Borges destacou os avanços do programa e o impacto na vida dos pequenos produtores rurais, cooperativas e associações do agro paulista, e o objetivo da SAA de ampliar as conquistas sociais, ambientais e econômicas. “O nosso propósito é evoluir o projeto e programar no próximo orçamento, com ajuda do Banco Mundial, mais investimentos no agro”, declarou. 

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas articula em suas ações o ambiental, o social e o econômico, possibilitando que agricultores familiares tenham as mesmas chances que os grandes empreendedores. O programa gera oportunidades de emprego e renda, promove a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Respalda iniciativas de organizações rurais de agricultores familiares e fortalece a infraestrutura municipal, com a recuperação de estradas, facilitando o escoamento da produção agrícola. O apoio às associações e cooperativas de produtores rurais agrega valor à matéria-prima produzida e comercializada, gerando renda para o produtor em todo o Estado.

O foco da Microbacias III é reduzir a emissão de poluentes, implementar o programa de regularização ambiental, recuperar áreas ambientais degradadas. A prioridade da nova fase do programa é melhorar a gestão dos negócios agrícolas e direcionar os produtores rurais e suas organizações e as agroindústrias para a agenda de conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.

A contribuição de técnicos das Casas da Agricultura e dos Escritórios Regionais da CATI impulsiona as conquistas dos segmentos envolvidos no programa. Participaram da reunião virtual os coordenadores da CATI João Brunelli Junior e Alexandre Grassi; a diretora Carolina Matos; e o gerente técnico Vivaldo Viganó.