Secretário de Agricultura e Abastecimento visita obras do Melhor Caminho no município de Mineiros do Tietê

Postado Em: 29/09/2022 - 19:20 | Autor: Assessoria de Comunicação

Francisco Matturro, secretário de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, visitou nesta quinta-feira (29/09) o trecho de quase 6 quilômetros da estrada perenizada pelo Programa Melhor Caminho no município de Mineiros do Tietê. A via, que passa por sítios e faz a ligação com o bairro Baixo de Serra, liga o município a Dois Córregos.

Acompanhado do prefeito Geziel Pereira Lima, o secretário ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico regional, auxiliando no escoamento da produção agropecuária local.

Geziel Pereira Lima enalteceu o trabalho do Governo Rodrigo Garcia e agradeceu as ações promovidas pela secretaria que auxiliaram no desenvolvimento do município, citando como exemplo os equipamentos recebidos pelo Programa Nova Frota SP Não Para.

O Melhor Caminho tem como objetivo regularizar e perenizar 5.170 quilômetros de estradas rurais no Estado de São Paulo.

O secretário também fez uma visita de cortesia à prefeitura de Mineiros do Tietê, onde falou sobre outras ações e programas da Secretaria, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório de acordo com o Código Florestal Federal. Lembrou, ainda, que o Estado tem todas as propriedades processadas e analisadas, cabendo ao produtor dar o aceite, já que o processo é autodeclaratório.

Também falou sobre o Rotas Rurais que proporciona o endereçamento digital às propriedades. O secretário destacou a importância do programa para a logística dos produtores em relação a negócios e às necessidades com saúde e segurança, entre outras. "Ele traz dignidade", comentou.

O secretário finalizou citando ações e programas como o Milho+SP, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Solo + Fértil, que vai auxiliar o produtor a fazer análises e correções de solos, lembrando de alertar sobre a correção de calcário, e o investimento recorde de R$ 102 milhões em pesquisas.