Secretário Itamar Borges participa da abertura da colheita do amendoim

Postado Em: 11/02/2022 - 17:13 | Autor: Assessoria de Comunicação

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, participou nesta sexta-feira (11.02) da abertura da colheita do amendoim 2021/2022, realizada em Jaboticabal. A cerimônia ocorreu em formato virtual.

Em sua fala, Itamar ressaltou a importância da cultura do amendoim para o agro paulista. A produção no estado de São Paulo representa 90% do total produzido no Brasil. O secretário destacou ainda que a expectativa é grande com relação ao alto volume da safra e afirmou que 2022 é um ano importante de avanços, mostrando a consolidação cada vez maior do amendoim em São Paulo. 

Itamar Borges lembrou também que o setor obteve importantes conquistas recentes. A nova interpretação tributária, por exemplo, era antes tratada como industrialização e agora é reconhecida como beneficiamento, após alteração feita pelo governo. Com isso, houve um fortalecimento da cultura de amendoim, a partir de melhores resultados tributários para os produtores.

Em seu discurso, o secretário reforçou que a pasta e as unidades de pesquisas estão à disposição do setor para fortalecer e tornar mais sustentável e inovadora a produção de amendoim no estado. O Estado de São Paulo produziu 674 mil toneladas de amendoim em casca em 2021. A produção contempla em torno de 2,5 mil produtores no estado.   

Jaboticabal é conhecida como a “Capital do Amendoim” dado ao seu legado e a pujança da oleaginosa no munícipio. Os principais municípios produtores, além de Jaboticabal, são Marília, Tupã e Presidente Prudente. 

O vice-prefeito de Jaboticabal, Nelson Gimenez, que esteve presente no evento, enfatizou a parceria do município com a SAA para o desenvolvimento do agro na região e agradeceu a Itamar Borges pelas iniciativas da pasta.

A abertura da colheita do amendoim 2021/2022 foi transmitida virtualmente pela Coplana, cooperativa agroindustrial de Jaboticabal, que oferece assistência aos produtores rurais da região. 

O evento contou também com a presença da ministra da agricultura, Tereza Cristina, do ex-secretário de agricultura e deputado federal, Arnaldo Jardim, e do prefeito de Jaboticabal, Emerson Rodrigo Camargo.