No giro do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e do secretário-executivo da Pasta, Francisco Matturro, pelas cidades do Pontal do Paranapanema, eles atenderam o convite de Itamar Alves de Oliveira Junior, diretor da empresa do ramo de sementes forrageiras tropicais Soesp (Sementes Oeste Paulista), de Presidente Prudente, e de Paulo Zanetti, diretor-superintendente da Cocal, de Narandiba, e visitaram, na tarde de quinta-feira, uma fazenda que usa a estratégia de produção ILPF (Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta), que recupera o solo e otimiza a produção de grãos e a criação de gado, muitas vezes com reflorestamento.
O secretário exaltou essa estratégia de produção, que oferece melhor conforto térmico para os animais e recupera o solo degradado por décadas de utilização apenas com pastagens. “Temos, definitivamente, priorizar os investimentos no ILP e IPLF, quando for possível. Viemos um dia antes do vice-governador [Rodrigo Garcia] à região viver essa realidade. As nossas unidades de pesquisa deverão ter o ILP, para ser um estímulo e um laboratório para nossos produtores”, disse o secretário. O sistema agropastoril ILP não contempla o componente florestal, enquanto o ILPF tem esse componente.
Itamar Borges e Francisco Matturro acompanharam na Fazenda Família Neves Baptista, localizada em Presidente Bernardes, região de Presidente Prudente, uma apresentação do sistema feita pelo engenheiro agrônomo André Longen, consultor da Interagro SP.
Itamar Alves de Oliveira Junior destacou o impulso que o agro paulista ganhou com a gestão de Itamar Borges e Francisco Matturro. “A chegada de vocês dois mudou a secretaria”, declarou. O executivo da Soesp destacou o orgulho dos prudentinos e o desejo de um novo olhar para a região. “Queremos ver a nossa região não como a capital nacional dos sem-terra, e sim uma área produtiva", destacou.