Seminário sobre Conservação do Solo reúne pesquisadores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Instituto Agronômico (IAC-Apta)

Postado Em: 13/04/2022 - 18:44 | Autor: Assessoria de Comunicação

Palestras e minicurso compõem a programação do Seminário "Conservação do Solo e Proteção dos Recursos Naturais"

Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC) − da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) − e técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) participaram de evento, hoje, dia 13, para debater e multiplicar iniciativas e experiências sobre conservação do solo e proteção dos recursos naturais, na sede do IAC, em Campinas. O Seminário realiza-se na semana do Dia Nacional da Conservação do Solo; a data, instituída por lei, é comemorada em 15 de abril.

À abertura do evento, o diretor do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, afirmou aos participantes que, sem um solo preservado, todo esforço para o desenvolvimento de fitotecnologias − tais como novas cultivares, manejo nutricional e de proteção de plantas −  tem impactos que podem se tornar restritos. "Temos trabalhos de pesquisa que apresentam novas tecnologias com expressivos ganhos de produção, mas que têm expressão produtiva anulada em áreas degradadas", exemplificou.

Marcos também enfatizou a importância de um trabalho conjunto dos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Ele acolheu ao palco Isabella Clerici De Maria, pesquisadora do IAC e palestrante do evento.


Reciclar conhecimentos

Isabella lembrou que esse é o décimo terceiro seminário que realizam com o tema. Para ela, com depoimentos de produtores, rodas de conversa e presença de pesquisadores, técnicos e extensionistas, forma-se um ambiente rico para troca de ideias. "Isso nos permite melhorar as práticas e ações em campo", disse.

Antoniane Arantes de Oliveira Roque, engenheiro agrícola e assistente de coordenador da CATI, apresentou os também palestrantes Denilson Perpétuo Godoy, técnico agrícola da CATI Regional General Salgado, e Marcelo Takashi Onoe, diretor da CATI Regional General Salgado, que falaram sobre o Programa Berços d'Água/ Projeto Integra SP - Radge (Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões).

"Independentemente da cadeia produtiva, a conservação do solo tem que estar ali. Nessa linha, eu e todo o grupo técnico da CATI de Conservação de Solo e Água agradecemos ao coordenador da CATI, Alexandre Grassi, que valida e apoia esse trabalho", falou Antoniane.

O engenheiro agrônomo da CATI Regional Guaratinguetá, Vinicius Sampaio do Nascimento, palestrou sobre os desafios da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Conservacionista.


Programa Radge

Coordenador da CATI, o engenheiro agrônomo Alexandre Grassi apresentou resultados do Radge. "O programa Radge é a 'menina dos olhos', um programa que faz diferença na vida do produtor rural e uma política pública que deve ser perene", explicou.

Grassi exibiu a recuperação de uma área de voçoroca por meio do programa, em que se atacam as causas da perda de solo. De acordo com o coordenador da CATI, o diálogo com o Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista) tem se firmado para que a análise do solo e um plano de correção de solo sejam pré-requisitos, tanto para as linhas de pecuária quanto de agricultura, antes da liberação da linha de crédito para o produtor.

Grassi frisou que é necessário atuar numa mudança de consciência sobre a conservação do solo. "A CATI tenta fazer isso, em trabalho conjunto com seus parceiros, em ações de educação e de atualização técnica", comentou.


Melhorar a vida do produtor

O secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, falou sobre sistemas integrados e conservação do solo. Ele valorizou, entre as ações que promovem o avanço da agricultura no âmbito paulista, a preocupação em melhorar, também, a vida do produtor rural.

"É hora de investir na terra, fazê-la produzir, com nascentes bem tratadas e tantas coisas boas, para que o produtor possa produzir e preservar melhor", propôs.

Em incentivo dirigido aos presentes, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, realçou o papel de institutos, órgãos e coordenadorias na divulgação dos casos bem-sucedidos que a Secretaria coleciona. "O mundo tem que saber o que fazemos; que seja um conhecimento multiplicado e ampliado", compartilhou.


Defesa do solo

O coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Luis Fernando Bianco, apontou a legislação paulista de conservação do solo como a maior contribuição da CDA para a agricultura paulista no tocante à conservação.

"A questão da conservação é fundamental, não só pela sustentabilidade ambiental, mas pela sustentabilidade econômica e social. Especificamente a questão de solos, é a base de todo o ecossistema, pensando não em focar unicamente no ambiental, mas no necessário para a agropecuária. Por isso, essa temática é prioritária em nosso momento atual, em que se precisa produzir mais, com menos, e preservando", contribuiu Sérgio Tutui, coordenador da Apta.

Minicurso

O Seminário inclui, no período da tarde, um minicurso com a temática “Recuperação das Funcionalidades Hidrológicas da Paisagem”, ministrado pelos pesquisadores Afonso Peche Filho e Isabella Clerici De Maria, ambos do IAC, e pelo engenheiro agrícola Antoniane Arantes, da CATI.