Dando sequência a uma série de cursos promovidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, via Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Jales e Casa da Agricultura de Pontalinda, será oferecido, nos dias 4, 5 e 6 de abril, das 8h30 às 17h, o curso “Sangria da Seringueira” visando à formação e/ou atualização de novos sangradores. “A heveicultura está se expandindo na região e se torna indispensável à formação desses profissionais, já que a sangria é parte importante da produção, influindo na duração e no potencial dos seringais”, afirma Alessandro Nunes Ferreira, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Pontalinda e pela coordenação e organização destes treinamentos junto com o também engenheiro agrônomo Lucas Torres, da Prefeitura Municipal de Pontalinda. Tais treinamentos vêm ocorrendo em variadas e importantes cadeias produtivas de destaque na região, sempre com o apoio imprescindível da Prefeitura de Pontalinda.
Ainda segundo Alessandro e Lucas, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem sido fundamental para que estes treinamentos aconteçam com a frequência necessária e de acordo com a demanda que continua a existir, mesmo com o passar dos anos. “Já são 13 anos quase seguidos em que oferecemos estes treinamentos para sangradores, são dois por ano, normalmente, só não foram feitos por ocasião da pandemia, mas este ano, com a flexibilização, pudemos retomar os cursos presenciais; eles são muito aguardados na região”, afirma o técnico.
Foi convidado a ministrar o curso Leandro Finoto dos Santos, que é instrutor do Senar e tem larga experiência no tema. “Formar bons sangradores é fundamental para o sucesso da produção de borracha”, avalia Alessandro N. Ferreira.
Estão sendo esperados, nos três dias de curso, cerca de 30 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Casa da Agricultura, que fica na Rua Adalberto Brandão, 1.690. Mais informações também podem ser obtidas no local. Os participantes receberão certificado ao final do curso.
Graça Moreira D’Auria – Jornalista – Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI/SAA) – mgdauria@sp.gov.br ou cecor@sp.gov.br