Subsecretário de Agricultura do Estado participa da entrega do Prêmio Fundação Bunge

Postado Em: 11/11/2022 - 11:47 | Autor: Assessoria de Comunicação

O Subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, representando o Secretário Francisco Matturro, participou da entrega do Prêmio Fundação Bunge. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (10/11), na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo.

Em sua 66ª edição, o evento premia o incentivo à inovação e à disseminação do conhecimento no Brasil. É concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, das Letras e das Artes nacionais, em duas categorias:

- Vida e Obra: homenagem à obra consolidada de indivíduos que já se tornaram referências em suas áreas.

- Juventude: premiação de jovens talentos com até 35 anos de idade.

Os candidatos são indicados espontaneamente por dirigentes de universidades e de algumas das principais entidades culturais e científicas do País. A partir das indicações, Comissões Técnicas compostas por especialistas nas áreas de premiação elegem os homenageados.

Este ano os premiados foram:

Categoria Juventude

Tema - Inteligência artificial e o Uso das águas e do solo

- Bernardo Moreira Cândido - com histórico profissional ligado ao Instituto Agronômico de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Sua nomeação ao prêmio foi uma indicação do IAC.

Tema - Área de Crédito de Carbono e Agricultura Regenerativa

- Maurício Roberto Cherubin

Categoria Vida e Obra

Tema - Crédito de carbono e agricultura regenerativa

- Mariangela Hungria Da Cunha

Tema - Inteligência artificial e o Uso das águas e do solo

- Carlos Alexandre Costa Crusciol

Orlando Melo de Castro e Marcos Landell, diretor-geral do IAC, participaram da entrega dos prêmios para Bernardo Moreira Cândido e Carlos Alexandre Costa Crusciol. Segundo o Subsecretário de Agricultura, o Prêmio Bunge é uma valorização da ciência e de seus profissionais. "Não apenas cientistas renomados, mas jovens iniciantes também. E neste ano, coincidentemente, um deles começou os seus trabalhos no Centro de Solos do Instituto Agronômico de Campinas".

Orlando Melo de Castro disse, ainda, que eventos como este servem para manter a pesquisa agronômica em um crescente no País. "E que eles também sirvam de incentivo para pesquisadores experientes continuarem seus trabalhos e para outros jovens trilharem este caminho".

Marcos Landell disse que premiações como a da Fundação Bunge são importantes para destacar e valorizar a pesquisa e os pesquisadores. "O Brasil tem uma dificuldade em valorizar este trabalho. E prêmios como este são uma oportunidade para colocar a pesquisa sob os holofotes".