Transformação digital no campo é tema de entrevistas na Agrishow

Postado Em: 01/05/2023 - 21:23 | Autor: Assessoria de Comunicação

Nesta segunda-feira (1), no primeiro dia da Agrishow, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, concedeu entrevista as emissoras Jovem Pan, Terra Viva e SBT. Entre outros temas citados, o secretário fez questão de mencionar sobre a conectividade no campo.

Uma das metas da SAA é proporcionar uma transformação digital no campo, com acesso à internet em todos os lugares do campo. “O plano é atingir 100% das propriedades rurais até o fim do mandato. Tivemos uma reunião com todas as operadoras de telefonia para tratar dessa questão e traçar a estratégia que precisa ser adotada. Ter internet com qualidade no campo é essencial para a melhoria de renda dos produtores rurais”, destacou Junqueira. 


 

Ainda de acordo com o secretário, é cada vez mais importante que os produtores rurais do Estado de São Paulo tenham acesso a soluções de telecomunicações confiáveis e de alta velocidade. “Essas tecnologias permitem avançar a automação dos serviços públicos prestados ao cidadão do campo, como endereçamento rural, obtenção de regularização ambiental, guias de transporte de produtos animais e vegetais, promoção de ações de segurança e de atendimento à saúde humana no campo. Isso faz com que os agricultores tomem decisões mais bem informadas, otimizem suas operações e melhorem sua produtividade e a competitividade”, finalizou.

Evolução digital no campo

Desde a década de 1970, com o início do Sistema de Plantio Direto, os produtores rurais veem criando, adaptando e principalmente adotando tecnologias para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo realizar a produção de forma sustentável em relação ao solo, água e atmosfera. A partir da década de 1990, com o advento da agricultura de precisão, mudanças significativas na produção rural culminaram com a adoção de técnicas da agricultura digital ou Agricultura 4.0, isto é, com a utilização da Ciência e Tecnologia de Informação na produção sustentável de alimentos, dentro da chamada Quarta Revolução Industrial.

Informações à imprensa:

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11)5067-0069

Por Eduardo Cruz