Zootecnia de Precisão é tema de curso oferecido pelo IZ em Ribeirão Preto

Postado Em: 12/05/2023 - 17:20 | Autor: Assessoria de Comunicação

Tendo em vista o aumento da relevância e da busca por conhecimento e ferramentas de Zootecnia de Precisão, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará, em 25 de maio, o Curso "Zootecnia de Precisão: tecnologias para o Brasil", organizado pelas pesquisadoras  Lenira El Faro e Márcia Saladini Vieira Salles. O evento contará com a participação de palestrantes especializados no assunto, que discutirão sobre alternativas de tecnologias de precisão para a pecuária já existentes e outras que demandarão auxílio da pesquisa para o desenvolvimento. O objetivo é promover um diálogo entre empresas do setor, pesquisadores e produtores, abordando as tecnologias disponíveis no Brasil, as perspectivas e os desafios do futuro.

De acordo com El Faro, a Zootecnia de Precisão pode auxiliar os produtores em diagnósticos mais precisos, na aferição de medidas nos animais e na tomada de decisões com a interferência mínima do ser humano, diminuindo a necessidade de mão de obra, por exemplo, na reprodução, na detecção do estro e no momento do parto dos animais.

“Na saúde, sensores tem sido usados para medir alterações no comportamento ingestivo que indiquem diferenças nos padrões comportamentais esperados dos animais. Na nutrição, na mensuração do consumo alimentar para cálculos de retorno econômico, mudanças nas dietas e também para fins de seleção de animais mais eficientes”, comenta El Faro. Segundo explica a pesquisadora, as pesquisas estão caminhando em vários países, inclusive no Brasil, porém muitos produtos ofertados no mercado ainda precisam ser melhor compreendidos pelos produtores. “Muitas vezes, o investimento nos equipamentos é elevado sem proporcionar o retorno econômico desejado”, relata.

Dentre as palestras previstas na programação, estão “Zootecnia de precisão: tendências para o futuro e oportunidades”, por João Henrique Cardoso Costa - University of Vermont; “Sistema de ordenha robotizada a pasto: desafios”, por Teresa Cristina Alves - Embrapa Pecuária Sudeste; e “Zootecnia de precisão: desafios para a pesquisa”, por Ruan Rolnei Daros - PUC-Curitiba. Os participantes também conhecerão tecnologias de precisão na produção de bovinos apresentadas por empresas renomadas, em duas plenárias realizadas durante o curso.


 

Serviço

Zootecnia de Precisão: tecnologias para o Brasil

Data: 25 de maio, das 8h às 18h

Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto-SP.

Investimento: R$100,00

Confira a programação completa e se inscreva em:

http://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=421.

 

Por Alexandra Cordeiro