CONQUISTA PARA OS PRODUTORES; Lei dos Produtos Artesanais de origem animal é sancionada no maior evento gastronômico da América Latina

Postado em: 18/11/2021 ás 22:13 | Por: erick

No Mesa São Paulo, o governador de SP sanciona a Lei, ao lado do secretário de Agricultura, Itamar Borges, e do secretário-executivo, Francisco Matturro, além de assinar outras resoluções em benefício dos pequenos e médios produtores.

Foi durante a manhã chuvosa desta quarta-feira (18/11), que teve início o evento MESA SP (vai até dia 20/11), realizado pelos organizadores do grupo “Prazeres da Mesa” e que contou com a presença, além do governador e dos secretários já citados da Agricultura, do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius, Lummertz, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, e dos deputados estaduais Vinicius Camarinha, Marina Helou e Sérgio Victor.

Durante a cerimônia, para uma plateia aproximada de 500 pessoas, o secretário Itamar Borges destacou os atos protocolares que foram assinados nesta data:

  • sanção do projeto de lei 607/2021, que dispõe sobre a manipulação e o beneficiamento de produtos de origem animal, sob a forma artesanal, bem como sobre sua inspeção e fiscalização sanitária no estado de São Paulo;
  • assinatura da resolução que instituiu o Grupo de Trabalho para a Regulamentação da Lei referida;
  • assinatura da outra resolução que Instituiu o Programa “ARTESANAIS SP”;
  • e por fim o “autorizo” para o desenvolvimento de 11 novos arranjos produtivos locais (APL) do Agro;


Em seu discurso, Itamar Borges ressaltou a importância da criação do projeto de lei e de sua rápida aprovação; “O governador me outorgou uma missão, entregar em menos de 60 dias o projeto de lei dos artesanais aprovado, e aqui está o resultado. Importante agradecer, além da equipe valorosa da Secretaria de Agricultura, o governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia, o presidente da ALESP, Carlão Pignatari, o líder do governo na assembleia, e que está aqui, meu amigo, deputado Vinícius Camarinha...e o apoio de todos os 93 deputados estaduais aqui representados pela Marina Helou e pelo Sérgio Victor. Dizer também, que este foi só o primeiro passo que demos em busca da normatização desta área tão importante dos artesanais do estado de São Paulo - agora, nossos produtos, todos eles, inclusive nossos queijos que não cansam de ganhar prêmios fora do Brasil, poderão ser comercializados sob o regime da lei aqui dentro da nossa casa”, concluiu Itamar Borges. 

O governador João Doria também falou ao público: “Essa é a essência do Brasil, é olhar aquele que é pequeno, mas que produz, que tem alma, tem vontade e faz bem feito. Não faz o menor sentido a predominância de algo inadequado, criando limitações e dificuldades para o produtor artesanal”.

O evento que acontece no Memorial da América Latina (Salão Simon Bolívar) vai até sábado e tem expectativa de receber mais de 10000 pessoas em três dias. Para o organizador da exposição, Georges Schnyder (Mundo Mesa) ter a lei sancionada depois de tantos e tantos anos de tentativas, é um alento aos produtores artesanais.

O Mesa SP é o maior evento de gastronomia da América Latina, acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de novembro e reúne mais de 50 chefs com aulas práticas de padaria, confeitaria e cozinha em 3 salas.

Texto: Murilo Tomaz e Octávio Muniz

Fotos: Mastrangelo Reino

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: