Consuma mais vegetais da época: saiba quais são os alimentos do mês de maio

Postado em: 18/05/2021 ás 16:22 | Por: felipe.maia

Ricos em fibras, vitaminas e nutrientes que ajudam a melhorar a saúde, os vegetais que estão na época em maio são muito versáteis, podendo fazer parte de diversas preparações, como refogados, recheios, saladas etc. Por estarem na época, conservar melhor suas propriedades nutricionais, conforme informações da equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Confira os principais:

Alho Poró

O alho poró possui magnésio, fósforo e folato que são nutrientes importantes para o sistema nervoso, melhorando a concentração e memória. Assim como a cebola, o vegetal contém propriedades antibacterianas que auxiliam na melhora de problemas nos brônquios, como a tosse intensa.  É um diurético natural, uma vez que elimina as substâncias nocivas do organismo e ajuda a manter a hidratação da pele. Contém betacaroteno e vitamina C, entre outros antioxidantes, que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres e os raios ultravioleta. Tem propriedade antisséptica que ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, possui prebióticos, que auxiliam na melhora da microbiota intestinal, e ainda é fonte de luteína e zeaxantina, contribuindo para a saúde dos olhos.

Jiló Redondo

O jiló possui grande quantidade de água em sua composição sendo fonte de fibras, e também alguns micronutrientes como ferro, potássio e vitamina A. Com sabor amargo e bem característico, pode ser consumido refogado, frito e em saladas.

Mandioca

A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, contendo ainda razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.

Mandioquinha

A mandioquinha, também conhecida como Batata Baroa, é uma raiz tuberosa fonte de fibras e rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, além de conter potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio. Por ser riquíssima em carboidrato, é considerada um alimento energético.

Escarola

A escarola é uma ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário; seu consumo regular também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

Cheiro Verde (Cebolinha e salsa)

O cheiro verde é composto por salsinha e cebolinha, ervas aromáticas com folhas ricas em vitaminas do complexo B, A e C, além de conterem cálcio, ferro e ácido fólico. Possuem ação diurética e antioxidante. Essas ervas são utilizadas em diversas preparações culinárias como saladas, molhos, carnes, massas, sopas, pescados e legumes; para que elas não percam suas propriedades benéficas, acrescente às receitas somente ao final do preparo. Experimente também adicioná-las aos sucos de frutas, pois além dos benefícios nutricionais, elas proporcionam um toque de frescor.

Veja dica de receita testada pela equipe de nutricionistas da Codeagro:

Panqueca de escarola                                                               

Massa                                                         

Ingredientes

2 ovos médios (130g)

1/2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (10g)

1/3 xícara (chá) de leite (80ml)

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (60g)

Manteiga para untar

Modo de preparo

Em uma tigela, quebre os ovos e bata bem com o auxílio de um garfo e, então, misture a manteiga. Em seguida, adicione o leite e continue mexendo. Por fim, coloque a farinha de trigo, misturando bem. Esquente uma frigideira antiaderente, untada com um pouco de manteiga, em fogo médio por um minuto. Espalhe 1 concha média de massa sobre a frigideira e doure a massa nos dois lados. Repita o processo com o restante da massa e reserve os discos de panquecas.

Recheio                                                      

Ingredientes                                                          

1 pé de escarola médio (500g)

1 ramo de salsa (6g)

1 ramo de cebolinha (12g)

2 dentes de alho médios (8g)

1 cebola pequena (100g)

2 colheres (chá) de azeite (10ml)

1/2 colher (chá) sal (3g)

Modo de preparo

Lave, higienize e pique a escarola, a salsa e a cebolinha. Descasque, lave e pique os dentes de alho e a cebola. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, adicione a escarola e mexa por cerca de 3 minutos até murchar. Apague o fogo, junte o sal, a salsa e a cebolinha. Misture muito bem e reserve.

Montagem

Recheie cada disco de massa com duas colheres (sopa) do recheio, enrole-os formando panquecas e sirva.

Rendimento: 4 porções

Peso da porção: 130g

Valor calórico da porção: 350 kcal

Tempo de preparo: 1h  

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: