Detalhamento dos Temas da Chamada FAPESP “Ciência para o Desenvolvimento”

Postado em: 04/12/2019 ás 17:14 | Por: Paloma Minke

Tema: Pesquisa para a sustentabilidade da agropecuária, aquicultura, e agroindústria paulista: eficiência, redução de perdas e desperdício; integração de sistemas produtivos; qualidade de produtos e operações agrícolas.

  1. Desenvolver sistemas de produção animal caracterizados pelo balanço negativo de carbono, garantindo o manejo sustentável da produção.
  2. Fortalecer a indústria de alimentos do Estado de São Paulo com integração dos sistemas produtivos e de pesquisa, utilizando matérias-primas nacionais e com aproveitamento de resíduos e subprodutos, por meio do desenvolvimento de novos ingredientes e tecnologias inovadoras.
  3. Melhorar a eficiência na produção de pescado, otimização da nutrição e seu manejo; redução de resíduos; sistemas alternativos e integrados de produção; qualidade e saudabilidade do pescado; estudos relacionados a sanidade de organismos aquáticos; planejamento e estimativas da capacidade de suporte;estudos para produção de novas espécies marinhas; monitoramento/controle das espécies não nativas.

Tema: Pesquisa em biotecnologia e genômica para a agropecuária e aquicultura em culturas de interesse econômico em SP: plataformas de fenotipagem e genotipagem; controle e manejo de doenças, pragas, vetores e ervas daninhas; biofertilizantes, bioestimulantes, biopesticidas.

  1. Estruturar uma cadeia de inovação tecnológica para Bio-produtos, visando desenvolvimento de plataformas tecnológicas (produtos e processos) para melhorar a sustentabilidade e competitividade do Estado de São Paulo, em culturas perenes e semiperenes.
  2. Desenvolver estratégias biotecnológicas e genômicas para tolerância à seca, cafés especiais/descafeinado, e manejo do huanglongbing, visando ao aumento de produtividade, agregação de valor e a produção sustentável da cana-de-açúcar, do café e de citros, no Estado de São Paulo.
  3. Desenvolver estratégias genômicas e de fenotipagem para a melhoria do rebanho de bovinos no Estado de São Paulo.
  4. Desenvolver o melhoramento genético de organismos aquáticos baseado em seleção por famílias de modo a gerar variedades genéticas adaptadas às condições de criação no estado.
Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: