Governo do Estado e sociedade civil criam o 1º Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional

Postado em: 12/12/2018 ás 19:31 | Por: Paloma Minke

Os secretários estaduais de Agricultura e Abastecimento, Francisco Sergio Ferreira Jardim, e de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior, lançaram hoje (12), na Capital, o 1º Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan 2019 -2023), conjunto de ações e metas do governo estadual para garantir e efetivar a Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no âmbito do Estado de São Paulo. O Plansan está disponível para consulta neste link.

O documento foi elaborado pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SP), órgão composto por representantes de 20 secretarias estaduais e contou com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), que reúne representantes da esfera governamental e da sociedade civil.

Francisco Jardim destacou que a elaboração do Plano é um trabalho de toda a sociedade paulista, feito com muita dedicação. “Um processo dinâmico, para garantir o direito à alimentação de qualidade e que nos deixa com a sensação de dever cumprido. Sob orientação do governador Marcio França, conduzimos este importante trabalho que muito nos orgulha”, comemorou, lembrando ainda do importante papel do deputado federal Arnaldo Jardim, secretário da Pasta entre 2015 e 2018 na elaboração do plano.

"Essa é uma política de garantia de direitos, será uma referência, um marco para as ações de segurança alimentar, qualidade dos alimentos. Esse plano foi construído com a certeza de onde queremos chegar. Não tínhamos plano, estamos construindo e logo poderemos dizer que o Estado chegou lá", destacou o secretário Gilberto Nascimento Junior.

“O Estado de São Paulo lança um raio–x das atividades que acontecem por todas as ações de governo para convergir em um caminho que priorize a alimentação saudável, saúde pública e produção de alimentos com qualidade”, afirmou o secretário-executivo da Caisan/SP e Consea/SP e coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), José Valverde Machado Filho.

Para o coordenador-geral de Apoio ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Élcio de Souza Magalhães, a elaboração do Plano paulista reforça a consolidação da política de segurança alimentar nos Estados. “Há 14 Estados que contam com um plano de segurança alimentar, São Paulo é o 15º a lançar. Muitos já estão na segunda ou terceira versão, mas o importante é que estejam implantando as ações de forma firme e articulada, pois abrangem áreas diferentes, como agricultura, nutrição e desenvolvimento social”, afirmou. “Nos últimos anos, a política de segurança alimentar em São Paulo teve um grande avanço para sua estabilização.”

“A sociedade civil lutou para que o plano existisse de fato. Será uma ferramenta para fazer um grande trabalho daqui pra frente, começando o ano mais estimulados por ter uma política pública de segurança alimentar”, afirmou a presidente do Consea/SP, Shirley Maria da Silva.

Sobre o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

De acordo com a Caisan/SP, o Plansan-SP tem a finalidade de garantir o cumprimento de metas e ações que garantam a segurança alimentar e nutricional da população do Estado de São Paulo.

O plano foi elaborado em sintonia com as demandas da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2015, e do Encontro Paulista da 5ª Conferência + 2 anos (5ª CESANSP +2), e apoiada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo (Consea/SP), além do apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan).

O Plano foi disponibilizado à sociedade por meio de consulta pública no mês de outubro de 2018 e sua versão final pode ser acessada neste link no site da Caisan/SP.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: