Produção de Alimentos em São Paulo é o tema da encontro virtual organizado no dia 4 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Postado em: 31/07/2020 ás 13:01 | Por: Paloma Minke

A cidade de São Paulo possui mais de 4 mil hectares de área rural, somadas as áreas agricultável com as de vegetação nativa e Áreas de Preservação permanente (APPs). Além disso, há centenas de iniciativas agrícolas produtivas nas áreas urbana e periurbana, destinadas à produção de alimentos, totalizando mais mil locais de produção de alimentos no município de São Paulo, em especial nas localidades de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, que além da produção de alimentos, é também local de preservação de mananciais. Baseado nestas premissas a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional São Paulo realizará um encontro no dia 4/8, no qual os palestrantes poderão falar sobre as suas experiências.

Segundo Hemerson Calgaro, assistente de planejamento da Regional, “os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 apontam a cidade de São Paulo com uma população de 12,2 milhões de habitantes e uma população rural em torno de 120.000 pessoas. São Paulo é a 7ª cidade mais populosa do planeta  e o  município é responsável pelo 10.º maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial”.

Ainda em relação aos números, somente a olericultura ocupa  mais de 105 mil metros quadrados de estufas na área rural, com produção de ampla variedade de hortaliças. Os legumes, tubérculos, ornamentais, medicinais, aromáticas e Plantas Alimentícias Não Convencionais são os cultivos de maior interesse e volume. “São agricultores que apresentam diversas formas de cultivo, do convencional ao agroecológico: orgânicos, natural, biodinâmica, permacultura, sistemas agroflorestais, entre outros”, afirma Calgaro.

As palestras versarão sobre a produção desses alimentos e as comunidades que o fazem, desde a área urbana até a periurbana e rural. Serão abordados assuntos técnicos relativos à produção em função da realidade de cada localidade até a comercialização. Também haverá relatos de iniciativas que foram tomadas a partir da pandemia e do isolamento social imposto que fez com que surgissem novas formas de comercialização e logística e até a tendência de essas novas modalidades se perpetuarem entre os produtores.

4 de agosto de 2020 – 13h

Ao vivo pelo Link: youtube.com/c/CDRSagricutura

Hemerson Calgaro – Abertura e mediação

Engenheiro agrônomo – Diretor CDRS Regional São Paulo