Secretaria de Agricultura e Abastecimento abre as portas do maior cafezal urbano do mundo para a população vivenciar a colheita do café

Postado em: 28/05/2019 ás 11:48 | Por: Kevin

No último sábado, dia 25 de maio de 2019, às 10h30, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo abriu as portas do Instituto Biológico para a população colher os grãos maduros dos cerca de 2.000 pés de café do cafezal urbano, localizado no coração da cidade de São Paulo. O 14º Sabor da Colheita, feito, nesta edição, em parceria com a Nestlé, marcou o início simbólico da safra do café no estado de São Paulo, contando com a presença do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, do jornalista Rodrigo Bocardi, do Vice-Presidente da Nestlé, Flávio de Souza, dentre outras autoridades.

Todo o processo da colheita foi orientado por especialistas para que fosse feito de forma seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos maduros. O público teve a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista. Os grãos colhidos serão beneficiados, torrados e encaminhados ao Fundo Social de São Paulo. Os participantes puderam também degustar um café-da-manhã tradicional e vários tipos de cafés e biscoitos oferecidos pela Nestlé.

Em bate papo na abertura do evento mediado pelo jornalista Rodrigo Bocardi, o secretário Gustavo Junqueira destacou a importância do cafezal e preconizou que é importante realizar uma pesquisa conectada a demanda do mercado e do consumidor, num modelo de produção puxada. “O agricultor produz para o consumidor, não produzimos para nós mesmos. Por isso é necessário que haja tecnologia, inovação, produtividade. Nós temos em São Paulo uma grande capacidade de alcançar essas tecnologias. A cafeicultura foi construída com ciência e mãos calejadas da rotina no campo.”

O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles completou a conversa lembrando que a atividade cafeeira brasileira segue a exigência mundial por sustentabilidade ambiental, reforçando a boa convivência entre produção e natureza. “Parabéns ao secretário de agricultura e abastecimento de São Paulo, meu amigo Gustavo Junqueira, pela colheita de café de hoje no Instituto Biológico! Agricultura e meio ambiente sempre juntos!”

A Secretaria mantém o maior cafezal urbano do mundo. São cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

O cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir como material de pesquisa para os técnicos da Secretaria estudarem o controle de pragas agrícolas. Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como a demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas. As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do Secretaria, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar.

 

Parceria com a Nestlé

A Nestlé e a Secretaria celebraram, em 1 de abril deste ano, Protocolo de Intenções para promover o desenvolvimento de pesquisas e projetos de inovação no agronegócio. Desde pesquisas voltadas para cafés especiais, até embalagens sustentáveis, com etiquetas de rastreamento para ajudar o fluxo de informações e evitar o desperdício de alimentos, a parceria abre uma importante oportunidade de desenvolvimento de pesquisas nas áreas de café, leite, orgânicos, materiais biodegradáveis, etc. Com relação ao Cafezal, a Nestlé pretende apoiar a Secretaria no desenvolvimento de pesquisas e melhoramento de seus grãos de café.

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: