Secretário de Agricultura e Abastecimento abre a 26º Semana da Alimentação

Postado em: 13/10/2021 ás 17:43 | Por: Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, dia 13, foi iniciada a 26º Semana da Alimentação, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). O secretário de Agricultura, Itamar Borges, abriu o evento online que ocorreu com a realização do “V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar”, transmitido ao vivo pelo Canal de Youtube da Secretaria.

Na abertura, o secretário de Agricultura cumprimentou os nutricionistas, profissionais da alimentação e da alimentação escolar, em nome do Governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, ressaltando o apoio às iniciativas debatidas durante toda a Semana de Alimentação.

“É um tema muito importante a busca da inserção do pescado na alimentação escolar. Dentro da programação (do workshop) temos importantes depoimentos de experiências de sucesso e temos a participação da Secretaria de Estado da Educação, que tem dialogado com a Codeagro, com o apoio do Instituto de Pesca, com toda a estrutura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, buscando inserir o pescado na alimentação escolar. Então aproveita-se esse momento para vivermos a Semana da Alimentação, comemorando o dia da Alimentação e, ao mesmo tempo, apresentando as ações da Secretaria”, falou Itamar Borges.

Amanhã, dia 14, acontece a segunda parte do Workshop (confira a programação abaixo) e, ainda no próximo dia 15, será realizada uma Live em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (oficialmente comemorado no dia 16 de outubro). A programação será encerrada com a entrega do Prêmio Josué de Castro, em 20 de outubro, que reconhece iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional.

O workshop teve as participações do coordenador da Codeagro, Celso Matsuda, da diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, Claudia Chiaroni Afuso, da Diretora do Departamento de Gestão Estratégica, da APTA, Renata Branco, e da Diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva.

O evento ainda teve apresentações Jogeir Toppe, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura /FAO; de Érika Fabiane Furlan, do Instituto de Pesca; de Fabio Karam, da Karam´s Mar Ind. e Com. de Pescados; de Emerson Esteves, da PeixeSP; de Priscila Gutul Galdino; da Secretaria Estadual de Educação; e uma mesa redonda que teve como mediadora, Milene Gonçalves, da Codeagro.

Programação do dia 14 do “V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar”:

14/10/2021 – quinta-feira

9h – 9h15 – Mercado Digital – Conecta produtores e compradores através de uma plataforma on-line

Michel Martins – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO/SAA-SP

9h15 – 9h30 – Inclusión del pescado em la AE – Algunos cases en Latino America

Graciela Pereira - INFOPESCA/Uruguai

9h30 – 9h45 – Inserção do pescado na AE – Apresentação de case de sucesso no Brasil

Diego Neves de Sousa - Embrapa Pesca e Aquicultura

9h45 – 10h – Intervalo          

10h – 10h15 – A AE como propulsor da aquicultura de pequenos e médios produtores 

Clovis Inocente Filho - CATI/CDRS-SAA/SP

10h15 -10h30 – A experiência da inclusão do pescado na AE no município de Santos-SP.

Sofia Barbosa - Prefeitura Municipal de Santos e CONSEA/Santos

10h30 -11h30 – MESA REDONDA

Mediadora: Rubia Yuri Tomita - Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

11h30 – 12h30 – Debate - Subsídios para o Plano de Ação - “Estratégias para a inclusão do Pescado na AE no Estado de São Paulo”

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: