Você conhece as frutas que estão na época em outubro? Confira a nossa lista!

Postado em: 13/10/2021 ás 12:37 | Por: Assessoria de Comunicação

 

As frutas da época são aquelas que estão no estágio ideal de colheita, o que significa produção em maior quantidade e preços melhores aos consumidores.

A equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, preparou uma lista com as frutas da época do mês de outubro e a indicação de uma receita. Confira:

Manga tommy

É a variedade da fruta mais cultivada no país, e possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde. De cor amarela avermelhada e polpa bem firme, essa fruta está associada ao fortalecimento do sistema imunológico, pelas suas boas quantidades de vitamina C. A manga é riquíssima em vitamina A, nutriente benéfico à saúde dos olhos.

Jabuticaba

A polpa da jabuticaba é rica em zinco, manganês, magnésio e potássio. Com todos esses minerais, ela desempenha papel essencial para as células cerebrais, retina, fígado, rins, músculos, cabelos e ossos. Sua casca apresenta poder antioxidante, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, cicatrização, e na prevenção de doenças cardíacas.

Caju

Além da vitamina C, a fruta também contém zinco, ferro e cálcio, nutrientes eficazes no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à anemia e no fortalecimento dos ossos. Na fruta também são encontrados muitos flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, entre outras.

Receita

Geleia de jabuticaba

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de jabuticaba (450g)
2 xícaras (chá) de água (480ml)
1/2 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo (105g)
Suco de 1/2 limão (12ml)

Modo de Preparo:
Em uma panela grande, coloque as jabuticabas já lavadas, cubra-as com água até a metade e leve para o fogo tempo suficiente para que as jabuticabas estourem e o caldo fique bem roxo, sobrando apenas as cascas. Em uma peneira coe o líquido e volte para o fogo, acrescentando o açúcar e o suco do limão. Mexa até que o líquido comece a engrossar, não deixe ficar muito grosso, pois fora do fogo ele já tende a ficar mais seco. Coloque em um recipiente de sua preferência e mantenha em temperatura ambiente. Dica: Quando esfria a geleia cria uma película em sua superfície, deixando-a semelhante a uma gelatina, basta misturar bem para que volte a consistência normal.


Rendimento: 18 Porções
Valor Calórico: 35 kcal
Peso da porção: 10g
Tempo de preparo: 55 min

 

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: