Centro de pesquisa liderado pelo Ital oferece pós-doc em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos na USP

Postado Em: 11/04/2024 - 13:02 | Autor: Assessoria de Comunicação

Bolsista atuará em pesquisa abrangendo resíduos de mamão e maracujá (crédito: Freepik)

CCD Circula recebe inscrições até 1º de maio para bolsa de 20 meses dedicada à pesquisa de efeitos biológicos de pectinas obtidas de resíduos de frutas

Liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula) recebe inscrições até 1º de maio para uma bolsa de pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. As atividades serão desempenhadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Com início previsto para 1º de junho e duração de 20 meses, a bolsa mensal de R$ 9.047,40 se destina à execução de projeto dedicado à determinação dos principais efeitos biológicos de frações ricas em pectinas obtidas de resíduos de frutas de grande comércio e da indústria de sucos, sob responsabilidade do docente e pesquisador João Paulo Fabi. O valor será pago pelo Ital via Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Podem se candidatar doutores em áreas biológicas e em Engenharia de Alimentos com conhecimento de estatística básica, habilidade de comunicação e escrita em inglês e comprometimento com pesquisa, organização e trabalho em equipe, sendo dada a preferência para quem tiver experiência com experimentos in vitro (digestão, fermentação e células humanas).

Para se candidatar, é preciso enviar e-mail para jpfabi@usp.br, contendo em anexo históricos completos de graduação e pós-graduação, súmula curricular (modelo Fapesp), Currículo Lattes, carta de apresentação com motivo do interesse e breve relato de sua experiência (máximo de duas páginas) e dois contatos (e-mail) de recomendação. Após avaliação documental, pré-selecionados passarão por entrevista on-line, que determinará o resultado do processo seletivo.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a redução e revalorização de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), instituição sede, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) Pirassununga, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP São Paulo, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Tupã e da Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://ccdcircula.org.br/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Jaqueline Harumi – MTb 59.960/SP

Núcleo de Comunicação Científica do Ital

(19) 3743-1757 | jaqueline.harumi@sp.gov.br