Consulado Geral dos Países Baixos e Secretaria de Agricultura de São Paulo dão início a acordo de cooperação

Postado Em: 19/01/2024 - 17:47 | Autor: Assessoria de Comunicação

Encontro retomou diálogos de transferência de conhecimento e tecnologia para o setor agrícola

 

Na quinta-feira (18/01), foram retomadas as tratativas, iniciadas em 2022, sobre ações de cooperação em prol do agronegócio paulista, entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e a embaixada do Reino dos Países Baixos.

Na ocasião, o secretário executivo da SAA, Edson Fernandes, recebeu o conselheiro agrícola da embaixada, Paul Van de Logt, acompanhado de sua equipe. “A Secretaria se compromete a dar continuidade em assuntos que sejam oportunos para o crescimento do setor, intermediando diálogos com investidores e possibilitando condições especiais para a Holanda investir ou exportar ao nosso país”, afirmou o secretário.

A equipe técnica da SAA, que também participou da reunião, ressaltou a importância de países europeus, em especial a Holanda, na transferência de tecnologias agrícolas que proporcionem avanços para o setor. Hoje o Consulado Geral dos Países Baixos já dispõe de um programa de troca de conhecimento nas áreas de pesquisas e ambientes de inovação e tecnologia para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba.

O conselheiro Paul van de Log reforçou que o conhecimento e a expertise do Estado, promovem interesse do Consulado para a cooperação com a agricultura de São Paulo. Para o secretário executivo da SAA, é de suma importância promover o desenvolvimento social e econômico do Estado e da Holanda, por meio de pesquisas realizadas em conjunto, que possam solucionar déficits nas produções e impulsionar o setor agrícola.

As futuras tratativas serão avaliadas pelo Consulado, que irá definir os caminhos e as prioridades para iniciar a cooperação com a Pasta. Também participaram da reunião o assessor agrícola da embaixada dos Países Baixos em Brasília, Ramon Gerrits, a assessora de assuntos agrícolas, Frederica Heering e parte da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia.