Secretário Guilherme Piai participou da abertura oficial da Expocamda, promovido pela Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP participou, nesta quinta-feira (21/03), da abertura oficial da Expocamda 2024, um dos principais eventos de agronegócio da região, organizado pela Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda).
A cerimônia, realizada no município de Adamantina, contou com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Piai, que celebrou a importância dos cooperados, destacou o crescimento do agro paulista e divulgou novos programas da SAA.
“A Expocamda, promovido pela cooperativa de quase 60 anos de história, presença em cinco Estados brasileiros e milhares de cooperados, promove empregos, traz expositores, movimenta a economia e gera prosperidade. O cooperativismo é essencial para o desenvolvimento do Estado de SP. É um grande orgulho estar aqui hoje”, afirmou o secretário Guilherme Piai.
Neste ano, o objetivo do evento foi apresentar as principais ferramentas – tecnologia de produto e equipamentos – para o desenvolvimento da atividade agrícola no oeste paulista. Durante o encontro, mais de 65 empresas de fertilizantes, defensivos agrícolas e foliares e sementes, além de fornecedores do ramo pecuário, estiveram presentes.
Durante os dois dias de evento, ocorreram palestras levando conhecimentos ao agropecuarista, além da feira comercial, campo experimental de multiculturas, exposições, workshops e drone show, com local próprio para demonstrar tudo sobre esta nova tecnologia de aplicação. Em um espaço destinado às mulheres, o evento também destacou a importância da mulher no agronegócio.
“Durante a Agrishow, a Secretaria de Agricultura, por meio do Governo de SP, vai lançar um programa estadual de irrigação com plano de crédito. São Paulo tem topografia, água de sobra, e não temos uma política de armazenamento de água para períodos de seca. Irrigação é prosperidade, segurança e diminuição de custo”, destacou Piai.
Outras ações da SAA foram destacadas, como o Programa Pró-Trator, com subvenção de taxa em parceria com cooperativas de crédito. “Com o mesmo recurso do ano passado, que entregou 250 tratores, vamos financiar 1.500 máquinas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), emprestando o dinheiro de forma inteligente”, concluiu o secretário da Pasta.