Instituto Biológico (IB-Apta), na capital paulista, abre suas portas para o lançamento do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo”

Postado Em: 21/05/2024 - 16:20 | Autor: Assessoria de Comunicação

Evento realizado no Dia Nacional do Café, 24 de maio, apresenta regras e marca início do certame. Com palestras técnicas, o lançamento acontece juntamente com a abertura do tradicional Sabor da Colheita

 

O lançamento do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” será no próximo dia 24 de maio, sexta-feira, data em que se celebra o Dia Nacional do Café, às 9h, juntamente com a abertura oficial do evento Sabor da Colheita, no Instituto Biológico (IB-Apta), em São Paulo.

Ambos os eventos terão entrada livre e a população também é bem-vinda para participar da colheita de café no Instituto Biológico, situado à Vila Mariana, no dia seguinte, sábado, 25 de maio, quando o Sabor da Colheita será realizado.

Em sua vigésima terceira edição, o concurso, que busca valorizar a excelência do café produzido em território paulista, é aberto a quaisquer cafeicultores do Estado, que podem se inscrever e concorrer com amostras de café produzido no ano safra. Estas amostras devem ser entregues nas Casas da Agricultura mais próximas de seus municípios ou nas Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Cada produtor poderá participar do concurso com apenas uma amostra em cada modalidade que concorrer e a inscrição será gratuita.

A manhã de lançamento do concurso contará com a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai, e com palestras técnicas. Falarão ao público Aline de Oliveira Garcia, pesquisadora científica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta); Sergio Parreiras Pereira e Gerson Silva Giomo, pesquisadores científicos do Instituto Agronômico (IAC-Apta).

Sobre o Concurso

O Concurso Estadual premia os dez melhores cafés paulistas em cada uma das cinco diferentes categorias. São provados e selecionados cafés Coffea arabica – Convencional, preparados por via seca (café natural); Coffea arabica – Convencional, preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado); Coffea arabica – Convencional, preparados via fermentação induzida (café fermentado); Coffea arabica – Orgânico, independente da via processamento; e Coffea canephora, independente da via de processamento.

No ano passado, foram recebidas cerca de 400 amostras. Para este ano, são esperadas mais de 500 amostras. A seleção será realizada pela Metodologia SCA (Specialty Coffee Association).

O Concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI e da Apta Regional, IAC-Apta, IB-Apta, ITAL-Apta, e da Câmara Setorial do Café, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Serviço:

Evento: Lançamento do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo”

Data e hora: 24 de maio de 2024, sexta-feira, às 9h

Local: Instituto Biológico (IB-Apta), Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana, São Paulo

Aberto ao público