Cerimônia na ESALQ-USP marcou o primeiro ato oficial do novo secretário da Pasta, Guilherme Piai
Na manhã desta quarta-feira (11/10), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP transferiu seu gabinete para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), em Piracicaba. A transferência marcou o primeiro ato do novo secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Piai.
“Neste importante evento, reitero o compromisso da Secretaria em se manter próxima das universidades que são referência, esse é um fator determinante para a tomada de decisão da Pasta. Temos muitas parcerias com instituições de ensino conceituadas para serem anunciadas em prol do desenvolvimento do agricultor na ponta da cadeia produtiva”, comentou Piai.
Na ocasião, foi realizada uma solenidade na Sala do Centenário da Esalq para prestar homenagens às entidades parceiras que, ao longo de suas respectivas trajetórias, contribuíram com a universidade no desenvolvimento de pesquisas e na formação de recursos humanos. Entre os homenageados, pelos seus 60 anos, estava o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), representado pela vice-diretora do Instituto, Gisele Camargo.
Ainda nesta manhã, ao lado do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o secretário Guilherme Piai participou da reunião do Conselho Consultivo da Esalq, do qual agora é membro.
Semana Luiz de Queiroz
Evento tradicional da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a 66ª edição da Semana Luiz de Queiroz, que acontece de 9 a 14 de outubro, foi criada para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro.
Sobre a ESALQ
Durante grande parte de sua história inicial, o foco principal de atuação da ESALQ esteve voltado à agricultura e pecuária, desenvolvidas dentro do curso de graduação em Engenharia Agronômica e nas atividades de pesquisas em áreas correlatas à agronomia, sendo referência no País e internacionalmente.
Atualmente, seus campos de pesquisa possuem pós-graduação em outras áreas que agregam à agronomia.
Entre 1901 e 1934 a ESALQ fez parte da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, passando a integrar a USP a partir de 1934, sendo uma de suas unidades fundadoras.