Neste ano, 94 unidades já foram implantadas em municípios paulistas com foco no desenvolvimento regional para formação e geração de renda
O Projeto Estadual Cozinhalimento, que promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação no âmbito das ações de segurança alimentar e nutricional, pode ganhar uma unidade no município de Matão. Para isso, o presidente da Câmara Municipal da cidade, China Calabres, e o vereador Dr. Luiz Pelanca, se reuniram nesta quarta-feira (02/08), com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, na sede da Secretaria.
O encontro teve a finalidade de discutir a viabilização de uma unidade do Cozinhalimento na região. A instalação de cozinhas indústrias, na cidade, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento regional, principalmente na formação e geração de renda.
Os representantes de Matão aproveitaram a oportunidade para entender o funcionamento do projeto. “Estamos à disposição para concretizar a implantação dessa unidade, que será benéfica para toda a região”, afirmou Antonio Junqueira.
A coordenadora de Segurança Alimentar (COSALI), Vanuzia Teixeira ressaltou que no momento estão entregando as cozinhas da primeira etapa. Essas unidades foram firmadas através de convênios com as prefeituras. Após a finalização desta primeira fase, será elaborada a continuidade do programa.
Durante a reunião, os representantes de Matão e o secretário de Agricultura também discutiram sobre ações voltadas ao incentivo à agricultura familiar, a compra de alimentos para a merenda escolar e a valorização da produção local.
Estiveram presentes o coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), Diogenes Kassaoka e o diretor de Divisão de Comunicação da CM de Matão, Lucas Marcelino.
Cozinhalimento
O Projeto Estadual Cozinhalimento, que neste ano já entregou 94 unidades, promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável.
O Departamento de Segurança Alimentar (DESANS) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pelo Projeto, realiza cursos e palestras e supervisiona continuamente a execução dessa ação, proporcionando assim o desenvolvimento de uma agenda prática e proativa junto aos 305 municípios conveniados.