Postado Em: 23/10/2023 - 17:59 |

22 de outubro, Dia do Enólogo!... E com Vinho Agroecológico da Apta Regional


 

E você sabe o que faz esse profissional? O enólogo assegura a sanidade do produto final, por meio de cuidados higiênicos e sanitários necessários para a segurança do consumidor. Ele se dedica a estudar e cuidar da elaboração de vinhos – é a pessoa responsável por todas as etapas do processo em uma vinícola. Literalmente, o enólogo produz o vinho! E por falar em vinho, a unidade de pesquisa da Apta Regional de São Roque traz até você a tecnologia do Vinho Agroecológico.

A Apta Regional, instituição de pesquisa da Agência Paulista de dos Agronegócios, coordenadoria vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve projetos com vinhedos em sistema orgânico de produção com uvas cultivar IAC Ribas.

Segundo o pesquisador da Apta Regional, Wilson Tivelli, devido aos turistas [que visitam as vinícolas de São Roque] demandarem, cada dia mais, por suco e vinhos orgânicos, buscou-se verificar se era possível produzir uvas orgânicas no município para a indústria em sistema orgânico, e a viabilidade econômica. “Já temos o primeiro vinhedo comercial com a variedade IAC Ribas, registrado em 2021, que passaram a ser adotados pelos produtores.”

Uma parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Instituto Federal de São Paulo (Campus de São Roque) pelo Curso de Viticultura e Enologia.

Os trabalhos incentivam os mercados locais [circuitos curtos], pequenos e médios agricultoras e agricultores, atendendo a demanda de pesquisa agroecológica regional.

APTA Regional

A APTA Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal, sanidade animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.

Por

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
lsilverio@sp.gov.br
Diretora do Departamento de Comunicação Regional – SAA

Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional – Apta Regional