Apta, Cati e CDA participam de Encontro com 39 municípios e lideranças do agro no Vale do Paraíba, em São José dos Campos - Apta Regional
Apta, Cati e CDA participam de Encontro com 39 municípios e lideranças do agro no Vale do Paraíba, em São José dos Campos
São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, em São Paulo, será palco do 1º Encontro com Municípios e Lideranças, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e a Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Amvale). O evento é voltado à apresentação das Ações e Programas da Secretaria para 39 municípios. Focando no fortalecimento do agro paulista e da região do Vale do Paraíba, três das coordenadorias da Secretaria de Agricultura – a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) – estarão com profissionais de cada área para atender às lideranças do agro. O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 9 horas, no CEFE - Centro de Formação do Educador "Prof. Leny Bevilacqua”, localizado na Rua Olivio Gomes, 250 – Santana, São José dos Campos/SP.
A Apta estará presente por meio de seis Institutos de pesquisa – Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Zootecnia (IZ) e Apta Regional. Os Institutos da Apta objetivam gerar e transferir conhecimento científico e tecnológico para o agronegócio, visando o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental.
O Instituto de Pesca apresentará as ações de dois Núcleos de Pesquisa, como o Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura “Dr. Ascânio de Faria”, situado em Campos do Jordão (SP), responsável por diversos estudos, que inclui a formulação de rações para diferentes espécies e sistemas de produção de pescado,e o Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte, em Ubatuba (SP), que mostrará o Programa Algicultura SP, sobre pesquisa com algas cultivadas no ambiente natural, com destaque para a macroalga Kappaphycus alvarezii.
O Instituto de Zootecnia estará com o projeto itinerante “Caravana Giro do Leite”. O Projeto é idealizado pelo IZ para difundir tecnologias e promover melhorias na produção de leite, além de construir um mapa da qualidade na produção nacional e realizar a troca de experiências entre acadêmicos e produtores do Brasil. Está previsto, durante o ano de 2024, que a “Caravana Giro do Leite” circule por diversos eventos e localidades para analisar diversos aspectos do leite produzido, como composição físico-química e contagem de células somáticas (CCS). A Van da Qualidade do Leite estará no recinto para demonstração das análises.
O Instituto Biológico abordará o trabalho com Controle Biológico do Carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) feito no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos. O IB e a Prefeitura firmaram Termo de Cooperação Técnica e desenvolveram um plano de trabalho para mitigar a infestação na área, com adoção de medidas de controle integrado, incluindo a aplicação do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae, sendo monitorada mensalmente desde 2020. O Instituto desenvolve projetos com Controle biológico - uso de inimigos naturais da própria natureza no combate às pragas -, prestando consultoria e auxiliando na implantação das biofábricas, que são unidades produtoras dos produtos utilizados.
A Apta Regional estará com pesquisadores da unidade de Itapetininga que irá apresentar as pesquisas com Florestas de Pinheiros resiníferos e o PecBia – Pecuária de Baixo Impacto Ambiental, como política pública de desenvolvimento local, bem-estar único e balanço social virtuoso. As regiões do Vale do Paraíba e sudoeste paulista tem demandas e desafios em comum para consolidar o PecBia. Além disso, apresentará os trabalhos com o “TereOil” e a “Rabixoo4TAG”. O Rabixoo4TAG é uma órtese biomimética da vassoura da cauda de bovinos, bubalinos e equinos. O TereOil é o bioinsumo terebintina, óleo essencial de pinheiros, para controle de ectoparasitas de bovinos. O óleo e o dispositivo trazem a valoração do couro para a indústria coureira nacional e a rastreabilidade de bovinos e bubalinos, que atende aos princípios de bem-estar único e de biossegurança alimentar.
A Apta Regional de Pindamonhangaba levará as tecnologias sustentáveis na produção da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) e no desenvolvimento de Sistemas Integrados de Produção: Lavoura, Pecuária e Floresta na região do Vale do Paraíba, em parceria com a Inocas – Innovative Oil and Carbon Solutions. A tecnologia busca retomar a capacidade produtiva das áreas de pastagens e de florestas degradadas e recuperar as suas capacidades ecológicas, tornando possível o aumento real no PIB agropecuário e agroflorestal da região, gerando emprego e renda para os produtores rurais.
A unidade também levará aos participantes o projeto sobre melhoria da produtividade e qualidade leiteira do Vale do Paraíba, uma parceria entre a Apta Regional de Pindamonhangaba e a Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap). A parceria busca atender esta demanda da sociedade do Vale do Paraíba que possui grande tradição na produção de leite, mas hoje tem carência de novas tecnologias produtivas para melhorar a qualidade da bacia leiteira do Vale.
A CDA, que tem a missão de defender a sustentabilidade sanitária do agronegócio paulista, estará com a equipe da Defesa para apresentar suas ações nas áreas animal e vegetal, com foco especial ao Vale no que diz respeito às intervenções para o controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, além de abordar junto aos representantes, seus processos para registro no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).
A Cati marcará presença com um time de extensionistas de suas Regionais de Pindamonhangaba e Guaratinguetá, que informarão os principais programas, projetos, ações e políticas públicas executados pela instituição, que têm causado uma transformação social, econômica e ambiental, fortalecendo os produtores rurais, a organização rural e o desenvolvimento sustentável das principais cadeias produtivas.
Ao longo do evento, os participantes poderão conhecer e esclarecer dúvidas sobre ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – instrumento essencial no processo de regularização ambiental da propriedade. Estarão à disposição as principais informações sobre o Programa Município Agro; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Cesta Verde; o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap); as ações do Grupo Técnico da CATI de Turismo Rural; os programas e projetos como o Cacau SP, Solo + Fértil, Milho +SP, Sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF); e a produção de sementes e mudas com qualidade garantida e preços acessíveis, pela Cati Sementes e Mudas. Assim como ações e projetos regionais, como o desenvolvido com o pinhão, que tem no Vale do Paraíba a principal região produtora de SP, no município de Cunha, e na cadeia produtiva da bovinocultura de leite, uma das principais da região.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
lsilverio@sp.gov.br
Diretora do Departamento de Comunicação Regional – SAA
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional