APTA Regional de Presidente Prudente difunde tecnologias da batata-doce ao produtor rural - Apta Regional
APTA Regional de Presidente Prudente difunde tecnologias da batata-doce ao produtor rural
A batata-doce é um dos alimentos de origem vegetal mais importante do mundo. É plantada em todos os Estados do Brasil, com destaque para São Paulo. E para trabalhar essa cadeia produtiva, a APTA Regional de Presidente Prudente, localizada na principal região produtora do produto em São Paulo, realiza pesquisas para melhorar a produtividade da raiz tuberosa.
Um dos trabalhos desenvolvidos pela APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está relacionado à multiplicação rápida para produção de mudas com elevada sanidade a partir de pequenos segmentos de caule. “A partir de poucas ramas isentas de vírus é possível produzir grande quantidade de plantas sadias, visto que segmentos com apenas dois nós podem dar origem a uma muda”, explica a pesquisadora Andréia Hirata, diretora da unidade de Presidente Prudente.
"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. Possui diversas variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características — elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
A unidade de pesquisa de Presidente Prudente, recentemente, esteve na Batatec expondo as três novas cultivares de batatas-doces, desenvolvidas por meio do melhoramento genético. Essas variedades estarão disponíveis, em breve, aos produtores rurais de todo Brasil.
A exposição foi na Batatec – uma das maiores Feiras Tecnológicas da Batata-doce do país –, é realizada na principal região de produção da batata-doce do Brasil. O evento organizado pela Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente e Região, ocorreu na última semana de julho, e permitiu a aproximação de produtores de todo o Estado e do Brasil. Os produtores de batata-doce do país visitaram empresas e instituições relacionadas à cultura da batata-doce, com exposição de novas tecnologias. Já o público em geral se beneficiou, conhecendo a importância da cultura para a região, aprendendo novas receitas de culinárias com a raiz, e os ganhos da qualidade das raízes e adquirindo produtos de melhor qualidade. Já
Unidade de Pesquisa
A unidade de pesquisa da Apta Regional de Presidente Prudente desenvolve pesquisas sobre Melhoramento genético em fruticultura e batata-doce, Sistemas sustentáveis para a produção de hortaliças, Estudo de indicação geográfica e canais de comercialização para produtos agrícolas, Produção de forragem, e Manejo sanitário animal.
Curiosidades
A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. "Jetica" e "jatica" são oriundas do termo tupi para a planta, “ye'tika”.
É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil, tendo grande relevância econômica e social, principalmente pela rusticidade, grande adaptação climática e rápida produção.
A batata-doce tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental em jardineiras de apartamentos, em vasos suspensos e em cestas.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Diretora do Departamento de Comunicação Regional
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional -SAA