Postado Em: 19/07/2023 - 20:00 |

Inauguração de Domus Geodésico de Bambu reflete sobre ciência de materiais sustentáveis

O espaço construído na APTA Regional de Ubatuba está aberto para comunidade desenvolver atividades socioambientais

A APTA Regional de Ubatuba, Unidade de Regional de Pesquisa e Desenvolvimento, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), inaugurou o Domus Geodésico de Bambu na unidade da APTA Regional de Ubatuba, no litoral paulista. A estrutura sustentável teve a construção iniciada no “Mutirão de Construção de Geodésica de Bambu” – com os docentes e alunos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), servidores da APTA Regional de Ubatuba e a comunidade local.


 

Na inauguração, foi realizado o evento “Unesp na Agenda da Economia Social e Solidária”, pelo Grupo de Trabalho “Economia Social e Solidária” (GT-ESS), que visou ampliar os compromissos, atividades e reflexões acerca da temática [economia social e solidária], além pactuar às estratégias de ação local, regional, estadual e nacional.

A pesquisadora da Apta Regional de Ubatuba, Isabel Fernandes Pinto Viegas, destacou que além da inauguração da Geodésia da Rede Temática de Extensão Cadeia Produtiva do Bambu e atividades culturais apresentadas pelas comunidades tradicionais [quilombolas e caiçaras] os participantes vivenciaram uma caminhada para conhecerem a unidade regional de pesquisa.

“Acredito que essa atividade em parceria com a Unesp seja muito promissora, uma vez que a APTA Regional de Ubatuba hospeda uma belíssima coleção de bambus. Essas técnicas de construção, além de sustentáveis, utilizam materiais disponíveis na região, o que pode ser uma alternativa econômica para as comunidades tradicionais”, enfatizou Isabel.

Para a pesquisadora, foi um privilégio para a Unidade e seus pesquisadores receber o Domus Geodésico e, também, esse seminário de Economia Social e Solidária, “além da riqueza das interações, já que esse é um dos principais assuntos das pesquisas da APTA Regional de Ubatuba”.

O Domus, apresentado como atividade prática da “Oficina de Técnicas Sustentáveis de Construção de Bambu”, segundo Isabel, reforça o compromisso da parceria entre a APTA Regional e a UNESP para o desenvolvimento sustentável e a pesquisa em materiais alternativos. “Entre os produtos alternativos, o destaque foi o bambu, que tem ganhado crescente visibilidade como alternativa sustentável, além de geração de trabalho e de renda com seus diversos usos.”

Nas palavras do professor Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, o Domus será um espaço de diálogo, acolhendo comunidades tradicionais e parceiros para compartilhar experiências e aprender uns com os outros.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da UNESP e o Grupo de Trabalho “Economia Social e Solidária” (GT-ESS)e realizado na unidade da APTA Regional, juntamente com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambas instituições da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e com a parceria do Centro de Capacitação Tecnológica em Bambu, a BambuBR, o Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, o Fórum de Comunidades Tradicionais e a Fiocruz.

O Domus Geodésico de Bambu, inaugurado em maio, pode ser visitado na APTA Regional de Ubatuba, na Rodovia Oswaldo Cruz, nº 5061.

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Departamento de Comunicação Regional
Assessora de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
lsilverio@sp.gov.br