GECCA - Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça  

 

Tecnologia 

Há quase duas décadas, a partir da formação do grupo de trabalho Gecca - Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça - a Rede atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, além da transferência de conhecimentos voltadas para cadeia da cachaça e dos derivados da cana-de-açúcar.  

A adoção de novas tecnologias, junto às boas práticas no processo de produção, a qualidade da cana-de-açúcar como matéria-prima, as linhagens de levedura para fermentação, os cuidados com a destilação, a dinâmica da comercialização, estão em constante evolução no setor e o estado de São Paulo produz cachaças de excelente qualidade, que estão sendo reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados. O produto hoje tem novo status, destinado a um nicho de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada.  

 

Coordenador 

Elisangela Marques Jeronimo Torres – APTA Regional Bauru 

 

Equipe 

APTA Regional de Bauru 

Raquel Nakazato Pinotti 

 

APTA Regional de Piracicaba 

Patrícia Prati 

Celina Maria Henrique Fortes 

Raquel Castellucci Caruso Sachs 

 

Instituto de Economia Agrícola (IEA – APTA) 

Adriana Renata Verdi  

 

Parceiros 

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA), Câmara Setorial da Cachaça, e Universidades. 

 

Transferência de Tecnologia 

Como fruto do lançamento da obra da SAA, o Gecca está atuando na articulação dos atores envolvidos no setor, com a reativação e fortalecimento da Câmara Setorial da Cachaça Paulista e participação em eventos e feiras de divulgação da bebida de qualidade produzida no Estado de São Paulo (Cachaça.SP).  

Ao longo do tempo, o grupo transferiu conhecimentos por meio de publicações científicas, participação em Congressos, bancas de defesa de teses e orientações em iniciação científica, avançando para a realização de eventos técnicos, capacitação de produtores rurais, docentes, estudantes e público em geral por meio de cursos e palestras.  

Os pesquisadores participaram da retomada da Câmara Setorial da Cachaça, do lançamento do livro "Cachaça.SP" e do lançamento da Instrução Prática “Produção Artesanal de Derivados de cana-de-açúcar: açúcar mascavo, melado e rapadura” (em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA).  

Atualmente trabalha na realização do Concurso “CACHAÇA.SP”, organizado pela Secretaria de Agricultura, buscando valorizar, divulgar e realizar um resgate cultural da cachaça produzida no estado de São Paulo, focando na sustentabilidade da cadeia da cachaça paulista. 

 

Contato 

Elisangela Marques Jeronimo Torres  

APTA Regional de Piracicaba 

Fone: (14) 3203-3257 - Bauru

(19) 3421-5196 / (19) 3421-1478 / (19) 3413-0068 - Piracicaba

E-mail: elisangela.torres@sp.gov.br